+012 (3546) 547

[email protected]

Mon - Fri : 8:00 AM to 7:00 PM

Blog Arquivos

Início-Construtora-Novidades que vem diminuindo a burocracia na compra de imóveis em BH
Novidades-que-vem-diminuindo-a-burocracia-na-compra-de-imóveis-em-BH

Como a tecnologia vem facilitando e agilizando as transações imobiliárias

Um dos maiores empecilhos no andamento e agilidade dos processos imobiliários é a burocracia, tão comum na estrutura do sistema financeiro do Brasil. Apesar das vantagens que ela apresenta, a burocracia em excesso pode prejudicar a negociação imobiliária diante das inúmeras dificuldades e custos recorrentes refletindo diretamente na insatisfação e má experiência dos clientes, na demora dos retornos financeiros, no cansaço e até desistência de alguns compradores.

São procedimentos administrativos longos e repetitivos potencializados com taxas e custos diversos que afastam potenciais clientes que não gostam e perder tempo diante da ansiedade da conclusão da contratação do primeiro imóvel.

Assim, muitas imobiliárias e corretores ainda se veem engessados por métodos tradicionais e arcaicos na venda de imóveis em Belo Horizonte, como os apartamentos no Centro de BH, que só demonstram o desconhecimento dos benefícios da tecnologia e outras ferramentas modernas. A exigência do fiador nas locações de imóveis é um dos exemplos desses critérios tradicionais diante de outros meios de garantia.

Tecnologia

Diante desse contexto, a tecnologia veio para revolucionar os métodos e práticas do mercado imobiliário atuando como um importante instrumento de redução da burocracia. Por meio dela, foi possível desenvolver opções seguras para driblar a burocracia, aumentar a comodidade e praticidade dos clientes e oferecer melhores resultados.

A gestão automatizada, portanto, com novas formas de aproximar o cliente através das facilidades virtuais refletem diretamente na produtividade da imobiliária. Sistemas informatizados permitem a criação de um banco de dados com várias informações importantes dos clientes e das unidades disponíveis a fim de otimizar compra e venda, produtos e necessidades, além de permitir um melhor manejamento das operações diárias da imobiliária, centralizando diversos processos, otimizando as vendas e abordagens, minimizando as chances de tarefas repetidas e demais erros como recadastramentos e informações desatualizadas.

Esses softwares facilitam a gestão integrada das empresas fazendo com que as equipes possam trabalhar de forma coordenada, equilibrada e consistente. Um desses meios apresenta novas formas de garantias de locação e compra de bens imóveis dispensam a tradicional figura do fiador diminuindo a burocracia e aumentando as possibilidades de negócio para aqueles que tem outras formas de comprovar esse tipo de renda.

Novas formas de exigir uma garantia locatícia mais ágil, prática, eficiente, segura e que ofereça meios mais fáceis de utilização pelo comprador haja vista a quantidade de documentos solicitados nesses negócios. Assim, dá para pedir essa garantia pelo cartão de crédito ofertada por algumas financiadoras que analisam rapidamente o cadastro do cliente através da apresentação do seu nome e CPF na imobiliária sendo possível finalizar a aprovação por meio da internet.

Assinatura eletrônica

Os meios de assinatura digital possibilitam que o cliente faça tudo de onde ele estiver de forma segura e prática sem filas e demais estresses. Elas possuem validade jurídica e podem ser feitas por meio de qualquer dispositivo com conectividade digital dado mais agilidade aos processos e otimizando o tempo da maioria dos clientes. Essa facilidade no manejo dos documentos e na redução das limitações impostas pelos trâmites em papel também pode ser alcançada pela digitalização de diversos documentos imobiliários segundo inúmeras aplicações que também reduzem bons índices de burocratização.

Soluções informatizadas dessa natureza tendem a melhorar os serviços e atividades das instituições públicas facilitando a liberação de diversas transações. Ao disponibilizar serviços de entrega virtual de documentos, as imobiliárias estreitam o relacionamento com o cliente, reduzem o acúmulo de papéis e integram o acesso as informações.

Atendimento digital

Não abra mão das vantagens da internet com o acesso facilitado e prático com os clientes que preferem se comunicar por bate papos eletrônicos na busca de um apartamento à venda em Belo Horizonte. Os aplicativos de trocas de mensagens instantâneas, tão comuns nos contatos informais do dia a dia, são importantes também para o desenvolvimento profissional como o WhatsApp Business permitindo soluções rápidas no atendimento, desenvolvendo uma abordagem personalizada e individualizada com atenção devida para cada pessoa.

Os chatbots criam uma espécie de triagem das pessoas que demonstraram interesse pelos produtos e tentaram comunicar-se com a empresa. Importante ter uma equipe orientada e qualificada para dar retorno rápido a esses clientes com o risco de perder boas oportunidades de negócios, aos contatos e comentários levantados pelas redes sociais pois a periodicidade e a interação coordenada são essenciais no mundo digital.

Conheça o processo

Uma das melhores estratégias de redução da burocracia é o conhecimento de todo o processo de compra e venda. Como as maiores burocracias estão relacionadas a documentação, é necessário se antecipar as etapas de negociação para economizar tempo e dinheiro e não ser pego de surpresa. Portanto, conhecer toda a papelada, os prazos e exigências da liberação, a quantidade de cópias e autenticações, as taxas e tributos que envolvem o processo podem facilitar o andamento da transação. Segundo estimativas, para adquirir a casa própria, é necessário desembolsar cerca de 12% a mais do valor do imóvel com os custos pertinentes ao processo.

A dica é se planejar corretamente e se informar sobre todas as fases da transação pois as burocracias existem justamente para oferecer segurança e legalidade jurídica aos envolvidos e ao processo em si e fugir delas é impossível.

Gostou do nosso artigo e quer receber mais novidades sobre o assunto? Então acesse as nossas redes sociais e fique por dentro das nossas postagens.

Share:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *